segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Exposição nos Paços do Concelho




 Conversas com Cheila Almeida: Que Peixe Comer?

 Conversas com Cristina Branquinho: Biodiversidade na Cidade...
 Hora do Conto com Biblioteca da Mala Aviada


 Espaço Biodiversidade com Conceição Colaço


 Workshop dinamizado pela DESA
 Hora do Conto: D. Terra
 Visitar a escadaria dos Paços do Concelho
 E a Escola da Torre a ir para o autocarro...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

INTERBIO - 5ª Edição da SEMANA BIO

 INTERBIO promove a 5ª Edição da SEMANA BIO - Semana Nacional da Agricultura Biológica, entre 18 e 28 de Novembro de 2010.
No seguimento do sucesso das anteriores edições da SEMANA BIO, a INTERBIO tem a certeza que também esta edição irá contribuir de forma muito positiva para a promoção da agricultura biológica e dos seus produtos junto dos consumidores portugueses, graças ao empenho de centenas de pessoas que desenvolverão acções um pouco por todo o País em coordenação com a INTERBIO.
O tópico deste ano da SEMANA BIO será o "Ano da Biodiversidade", pois num momento de declínio acelerado da nossa agricultura e consequentemente da Biodiversidade, a adopção da agricultura biológica como o modo de produção agrícola por excelência para Portugal, apresenta-se como a solução para garantir a preservação da biodiversidade e contribuir assim para um mundo mais sustentável.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vasos ecológicos...

Para quem se está a preparar para participar no concurso "a minha horta é móvel", eis uma dica para fazer as sementeiras...

Algumas planta aromáticas que pode testar:
Manjericão  - É uma das mais importantes ervas culinárias, pois combina com quase tudo, principalmente com tomate. Pode ser usado em pratos com cogumelos, peixes, frango, ensopados e sopas. É indispensável para o preparo do tradicional “molho pesto” e “molho vermelho”.
Alecrim  - Erva aromática usada em sopas, molhos, caças e carnes grelhadas.
Sálvia - É utilizada como tempero de pratos à base de carnes de porco, boi, carneiro, cabrito e aves. Também é usada em pratos com queijos de sabor forte, além de aromatizar pães. Pode ser encontrada tanto fresca quanto seca.
Tomilho  - É um condimento de aroma intenso, cujas folhas podem ser utilizadas tanto secas, frescas ou em pó. Excelente tempero para o preparo de caldos, molhos de tomate, sopas e guisados.
Salsa  - Erva tradicional da cozinha internacional. É um excelente tempero e muito versátil para decoração de pratos. Largamente utilizada para preparar massas, sopas, saladas verdes, arroz, molhos (vinagrete), omeletes e carnes. Coloque a salsa pouco antes de terminar o cozimento pois ela cozida tem sabor amargo.
Estragão  - Pode ser encontrado fresco ou seco. É um condimento muito utilizado para aromatizar vinagres, picles, mostardas e molhos.
FONTE: www.panex.com.br/magazine/dicas-gastronomicas/ervas.asp
http://blog.retirodaspedras.com.br/2007/03/13/ervas-na-culinaria/