Para quem se está a preparar para participar no concurso "a minha horta é móvel", eis uma dica para fazer as sementeiras...
Algumas planta aromáticas que pode testar:
Manjericão - É uma das mais importantes ervas culinárias, pois combina com quase tudo, principalmente com tomate. Pode ser usado em pratos com cogumelos, peixes, frango, ensopados e sopas. É indispensável para o preparo do tradicional “molho pesto” e “molho vermelho”.
Alecrim - Erva aromática usada em sopas, molhos, caças e carnes grelhadas.
Sálvia - É utilizada como tempero de pratos à base de carnes de porco, boi, carneiro, cabrito e aves. Também é usada em pratos com queijos de sabor forte, além de aromatizar pães. Pode ser encontrada tanto fresca quanto seca.
Tomilho - É um condimento de aroma intenso, cujas folhas podem ser utilizadas tanto secas, frescas ou em pó. Excelente tempero para o preparo de caldos, molhos de tomate, sopas e guisados.
Salsa - Erva tradicional da cozinha internacional. É um excelente tempero e muito versátil para decoração de pratos. Largamente utilizada para preparar massas, sopas, saladas verdes, arroz, molhos (vinagrete), omeletes e carnes. Coloque a salsa pouco antes de terminar o cozimento pois ela cozida tem sabor amargo.
Estragão - Pode ser encontrado fresco ou seco. É um condimento muito utilizado para aromatizar vinagres, picles, mostardas e molhos.
FONTE:
www.panex.com.br/magazine/dicas-gastronomicas/ervas.asp
http://blog.retirodaspedras.com.br/2007/03/13/ervas-na-culinaria/