terça-feira, 4 de maio de 2010

“Planeta Terra: Agir pela Biodiversidade” - SEMINÁRIO: 19 de Maio 2010


A Lisboa E-Nova, Agência Municipal de Energia e Ambiente, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, organiza um Seminário dirigido a professores e outros agentes educativos, intitulado “Planeta Terra: Agir pela Biodiversidade”, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), a 19 de Maio, das 14.30 às 17.30. Este evento inscreve-se no âmbito da divulgação da Exposição “Era uma vez a Terra…”, sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO e do Comité Português Planeta Terra.
A Exposição, cuja itinerância prevê uma apresentação descentralizada, estará patente em Lisboa, nos meses de Outubro e Novembro. Vocacionada, preferencialmente, para as camadas mais jovens, poderá, naturalmente, ser visitada por um público-alvo muito amplo, tendo em conta os seus conteúdos e programas de animação pedagógica que lhe estarão associados.
O Seminário será coordenado pela Dra. Maria Santos, da Lisboa E-Nova e contará com as seguintes intervenções: “Biodiversidade Funcional”, pela Prof.ª Dra. Cristina Branquinho, do Centro de Biologia Ambiental, da Faculdade de Ciências; “Condomínio da Terra”, pelo Dr. Paulo Magalhães, da Quercus, “Projectos de Educação para a Sustentabilidade”, pela Dr.ª Lurdes Soares, da Agência Portuguesa do Ambiente, “Lisboa, recurso educativo na descoberta da Biodiversidade”, pela Dr.ª Inês Metelo, do Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, da CML e “Espaço Monsanto: Oferta Educativa”, pelo Engº Pedro Desidério da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental, da CML.
No quadro das temáticas e pressupostos de dimensão educativa que lhe estão inerentes, a Lisboa E-Nova e a Agência Portuguesa do Ambiente pretendem, com a organização deste Seminário, contribuir para a implementação de valores associados à sustentabilidade, em domínios de intervenção prioritária de grande efeito multiplicador identificadas pela Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável – 2005-2014 (DEDS), através do estabelecimento de sinergias reprodutivas e duradouras, nomeadamente, entre as Escolas e as Autarquias.
Neste sentido, considerando que as acções conducentes à promoção do Desenvolvimento Sustentável envolvem, um leque muito diversificado de entidades, protagonistas, conteúdos, metodologias e áreas técnicas, estamos certos que, este Seminário constituirá, um gratificante estímulo para a consolidação de uma cidadania plena, ambientalmente mais activa e socialmente comprometida.
Finalmente, destacamos que será promovido o Concurso “Biodiversidade na minha Cidade”, em estreita articulação com as premissas estratégicas do Ano Internacional da Biodiversidade, dirigido a alunos do 1º Ciclo (Categoria A) e a alunos do 2º e 3º Ciclos (Categoria B).
Assim, vimos solicitar, a respectiva divulgação desta iniciativa, junto da comunidade escolar do Concelho de Lisboa.
Para demais esclarecimentos contactar:
E-mail: antoniocruz@lisboaenova.org
Telefone: 218847010
Inscrições Seminário em: http://lisboaenova.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1292&Itemid=484


Sem comentários: