segunda-feira, 7 de junho de 2010

Exposição "Olhares da Biodiversidade"


Maria Santos, no Dia Mundial do Ambiente, em representação da Lisboa E-Nova, acompanhou o Senhor Vereador Dr. Sá Fernandes na inauguração da Exposição "Olhares da Biodiversidade", que está patente no Espaço Monsanto.
Sobre a exposição pode ler-se no site:
Comemorando-se em 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade, a Câmara Municipal de Lisboa propõe-se promover um conjunto de iniciativas que façam chegar a quem vive, trabalha, estuda ou visita a cidade.
Comemorando-se em 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) propõe-se promover um conjunto de iniciativas que façam chegar a quem vive, trabalha, estuda ou visita a cidade, os valores de Lisboa neste domínio e o trabalho que tem sido desenvolvido como contributo para a Conservação da Natureza e para a Promoção da Biodiversidade, convidando a uma reflexão geral mais atenta, sobre a importância destas componentes ambientais em contexto de urbanidade.
Foi com este objectivo, que a fotógrafa Maria José Sobral, procurou fazer uma recolha dos cinco animais mais emblemáticos, recuperados no LX CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa), instalado no Parque Florestal de Monsanto. Trata-se de dar a conhecer um trabalho sustentado, com mais de 14 anos de investimento em prol da Biodiversidade, traduzido em mais de 7 mil animais acolhidos e tratados em Lisboa.
Convidamo-lo (a) a viajar pelos “Olhares da Biodiversidade”!
O LxCRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa encontra-se sob gestão da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental (DESA) da Câmara Municipal de Lisboa e está localizado na Espaço Biodiversidade, com uma área que ocupa cerca de 16ha dos 900ha do Parque Florestal de Monsanto. Foi inaugurado oficialmente a 15 de Outubro de 1997, apesar de desempenhar funções desde o início do ano de 1996, como resposta à crescente procura e solicitação por parte dos munícipes de Lisboa quanto à recolha, recepção e recuperação de animais silvestres feridos e/ou debilitados.
Actualmente, este equipamento dedica-se à reabilitação de animais de espécies autóctones, que são entregues quer por particulares quer por diversas outras entidades, essencialmente, serviços da CML, áreas protegidas do ICNB, Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana - SEPNA, associações de conservação da Natureza e Polícia de Segurança Pública (PSP). Paralelamente, o Centro apresenta-se também como um recurso ao nível da Sensibilização e Educação Ambiental, assim como para investigação científica nas áreas relacionadas, nomeadamente ciências médicas e biológicas.
O QUE FAZER SE ENCONTRAR UM ANIMAL SILVESTRE?
- Avalie a situação com cuidado. Um animal, mesmo debilitado pode causar danos com o bico, garras, dentes ou espinhos.
- Se for possível cubra-o com uma peça de pano de modo a privá-lo da visão. Isso tende a acalmar o animal.
- Coloque-o com cuidado numa caixa, que pode ser de cartão, mas que deve ter orifícios para a circulação de ar.
- Mantenha o animal dentro da caixa num local escuro, calmo e a temperatura adequada.
- Não tente tratar ou alimentar o animal, nem tenha muito contacto com ele.
- Ligue para um Centro de Recuperação para efectuar a entrega e obter informações.
- Caso não consiga, recorra às Autoridades - GNR (SEPNA), Polícia Florestal ou ICNB.
- Saiba que quando faz a entrega de um animal, poderá ter informações sobre o estado da sua recuperação e ainda, se for caso, assistir à sua libertação, ou seja, a devolução ao seu habitat.
QUEM PODE CONTACTAR
LxCRAS – Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental - Tel.: 218 170 200
- Divisão de Matas - Polícia Florestal - Tel.: 28 171 100
Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Tel.: 213 507 900
GNR/SEPNA - Tel. geral : 213 217 000
Linha SOS Ambiente: 808 200 520
Ou o Centro de Recuperação de fauna mais próximo.
Mais informações:
Câmara Municipal de Lisboa
Direcção Municipal de Ambiente Urbano
Departamento de Ambiente e Espaços Verdes
Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental
Espaço Monsanto - Estrada do Barcal, Monte das Perdizes
1500-068 Lisboa
Tel +351 21 817 02 00
Horário Primavera/Verão : Terça a Sexta - 9h30 às 17h00
Sábado - 9h30 às 18h00
Domingo e Feriados - 14h00 às 18h00
Transportes Públicos: 70 (Sete Rios - Espaço Mosanto)

Sem comentários: