domingo, 13 de junho de 2010

Jacarandás de Lisboa

«No meio desta ansiedade, uma notícia ajuda a dormir em paz. Uma só certeza: a de que os jacarandás voltaram! Esta semana, apesar da seca e mau grado o clima errático, que provocaram um estado vegetativo desequilibrado, os jacarandás floriram. Nas Trinas e nas Praças, na D. Carlos I e no Salitre, na Burra e em Belém, apareceram, tímidos e frágeis. Já não era sem tempo. Lisboa precisa de cor. Isto precisa de esperança.»
António Barreto (Publico, 15-05-05)
Guia das 25 árvores de Lisboa, CML, 2005
Segundo dados da CML existem mais de 600.000 árvores em Lisboa. "Árvores com diferentes tamanhos, cores e formatos, pertencentes a 200 espécies diferentes, cada uma com as suas características e o seu valor. Algumas dessas espécies são autóctones e outras vieram de outras regiões do mundo, mas todas se adaptam pior ou melhor ao clima da cidade" In Guia ilustrado de vinte e cinco árvores de Lisboa, CML, 2005). Eis um bom guia para  a CML de Lisboa disponibilizar em pdf
Porque os jacarandás  floriram e coloriram a cidade, hoje falo apenas dessa harmoniosa árvore que encantam muitos de nós.
O jacarandá que existe nas ruas de Lisboa é o jacaranda mimosifolia e pertence à família das  bignoniáceas, sendo originário do Brasil.
Curiosidades:
  • É uma das poucas árvores a ter o mesmo nome comum em quase todos os idiomas do mundo;
  • Tem dois nomes científicos porque em 1822 foi identificado por duas pessoas que lhe deram nomes científicos diferentes:  jacaranda mimosifolia e  jacaranda rotundifolia;
  • os frutos lembram castanholas, mas quando amadurecem porque é que em francês esta árvore também tem o nome de árvore das ostras.
Onde encontrá-las?
Faça um passeio a pé pela cidade, fotografe e envie-nos fotos...
Jacarandás na Rua Rodrigo da Fonseca
E porque os jacarandás também inspiram os poetas...
AOS JACARANDÁS DE LISBOA, Eugénio de Andrade
São eles que anunciam o verão.
Não sei doutra glória, doutro
paraíso: à sua entrada os jacarandás
estão em flor, um de cada lado.
E um sorriso, tranquila morada,
à minha espera.
O espaço a toda a roda
multiplica os seus espelhos, abre
varandas para o mar.
É como nos sonhos mais pueris:
posso voar quase rente
às nuvens altas – irmão dos pássaros –,perder-me no ar.
"Em meados de Junho os jacarandás de Lisboa estão em flor, a sua luz fende a pupila, acaricia o dorso da sombra. É então que – sei lá se pela última vez – a inocência volta a entrar na minha vida. Olhos, mãos, alma, tudo é novo – recomeço a prodigalizar alegria, uma alegria que não procura palavras porque o seu reino não é o da expressão. Digamos que esta nova experiência, a que não quero dar nome, não se preocupa em interrogar, talvez por já não ser tempo de dúvidas, ou então por não lhe dizerem respeito essas verdades últimas, cegas como facas.
Eugénio de Andrade . "Vertentes do Olhar" (1987)

4 comentários:

Lilá(s) disse...

Olá
Fazem parte das minhas paixões, os jacarandás...todos os anos aguardo com ansiedade a sua floração.
As fotografias que apresento no meu blogue, são minhas, apesar de morar em Lisboa, essas foram tiradas esta semana em Coimbra, é claro que podes copiar á vontade.
Bjs

biodivers©idade disse...

Obrigada Lilás
Vou já copiar.

continuando assim... disse...

a sua luz ...fende a pupila ...:)

bj
teresa

Anónimo disse...

Com os jacarandás, Lisboa fica ainda mais bonita!