quinta-feira, 24 de junho de 2010

Estuário do Tejo: Contributos da natureza...

Descubra a biodiversidade que o estuário do Tejo nos oferece:
O vídeo foi-nos cedido pelo Professor Doutor Henrique Pereira
Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, revelaram que bastam 20 minutos de contacto com a natureza para repor a energia e aumentar os níveis de vitalidade.
Segundo os investigadores, a sensação de bem-estar vai muito além dos efeitos físicos e da interacção social associados a este tipo de relação com o mundo natural. Como referiu Richard Ryan, autor do estudo e professor de Psicologia, "A natureza é um combustível para a alma", acrescentando: "Muitas vezes tomamos um café quando nos sentimos esgotados, mas a melhor maneira de recuperar energias é através de uma maior proximidade com a natureza".
Na investigação, que decorreu em cinco ambientes diferentes, foram envolvidos 537 universitários. Alguns foram colocados em contextos reais, tendo sido levados para locais arborizados, perto de rios. Outros foram expostos a fotografias de edifícios e de paisagens, enquanto aos elementos de um terceiro grupo foi pedido que se imaginassem em diversas situações, com vidas activas e sedentárias, inseridos na natureza e na cidade, com e sem outras pessoas. Os resultados mostraram que as pessoas que se sentiam com mais energia e boa disposição foram as que estiveram, ao longo do dia, em contacto com ambientes naturais, reais ou imaginários. Ainda assim, os investigadores terem verificado que aqueles participantes que estiveram, de facto, em contacto com as árvores e com a relva foram os que revelaram maiores ganhos de energia em relação aos restantes grupos.

1 comentário:

Lilá(s) disse...

Não tenho qualquer dúvida, o contacto com a Natureza ajuda-me a recuperar as energias.
Bjs