segunda-feira, 4 de outubro de 2010

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!


ECOnsigo: conheça a nova rubrica da Renascença!
É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude! ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde. Descubra dicas práticas e fáceis de aplicar que vão fazer toda a diferença no ambiente e no seu orçamento também. Descubra, por exemplo, quais os melhores aquecimentos para a sua casa, a melhor forma de poupar com o seu frigorifico, que lâmpadas comprar ou como ler a etiqueta energética sempre que escolhe um electrodoméstico. Aproveite os conhecimentos e a experiência da Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente para aprender todos os dias um pouco mais sobre a melhor forma de viver com bom ambiente. Esta é uma iniciativa com apoio da Comissão Europeia.
Algumas dicas:
  • O gás aquece: No Inverno, para escolher qual a melhor alternativa para o aquecimento, comece por identificar as divisões onde passa mais tempo e qual a dimensão da sua casa. No caso de uma sala grande e se pensarmos num aquecimento constante, a escolha pode passar pelo gás, o qual é, do ponto de vista ambiental e da eficiência energética, uma boa opção. A sua atitude faz a diferença.Estes electrodomésticos implicam cuidados de segurança redobrados: preservar a qualidade do ar interior; instalá-los em locais devidamente arejados, e, por fim, confirmar se os aparelhos são devidamente desligados. Já sabe, pondere a electricidade ou outras fontes de aquecimento, mas não esqueça que o gás pode ser uma excelente alternativa. Para obter o mesmo resultado, a electricidade emite mais 40% de CO2 equivalente do que o gás.
  • Etiqueta energética: A aquisição dos seus electrodomésticos não pode depender apenas da estética ou do preço. Há uma regra fundamental a respeitar - e em particular -  nas máquinas de lavar roupa e  louça, nos frigoríficos e nas arcas. A regra é a etiqueta energética, que lhe diz a eficiência energética, o consumo, o rendimento, a capacidade e o ruído. Opte por equipamentos identificados com a classe A. Estas etiquetas permitem uma melhor escolha e  uma poupança muito significativa na conta da electricidade. A sua atitude faz a diferença.Um electrodoméstico eficiente, por exemplo, um frigorífico da classe A, comparado com um outro de uma classe menos eficiente, pode representar uma poupança anual em emissões de 80 quilogramas de CO2 equivalente, o que corresponde a uma viagem de 500km num automóvel recente e a gasolina.
  • Lâmpadas Fluorescentes Compactas: A procura energética tem vindo a aumentar quantitativamente a nível mundial. Assim, o caminho para a sustentabilidade deve passar por uma aposta na redução dos consumos de energia e na sua utilização de uma forma eficiente. As lâmpadas fluorescentes compactas consomem 9 vezes menos energia do que as incandescentes e têm uma durabilidade 8 vezes superior. Desta forma, consegue poupar dinheiro na factura da electricidade e contribuir para a protecção do ambiente. A sua atitude faz a diferença. Compre lâmpadas fluorescentes compactas, de consumo eficiente. Já agora, não se esqueça de depositar as suas lâmpadas inutilizadas nos locais próprios. Ao utilizar lâmpadas fluorescentes compactas em toda a casa, pode diminuir anualmente 140 quilogramas de CO2 equivalente, o que corresponde às emissões de uma viagem de avião de ida e volta entre Lisboa e Madrid ou às emissões associadas ao fazer 1000 torradas!
Edições anteriores:

Sem comentários: