sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Relatório Planeta Vivo

O Relatório Planeta Vivo da WWF é um dos mais prestigiados e importantes estudos, a nível global, de reflexão e análise científica da saúde do nosso único Planeta e das consequências do impacto da actividade humana no mesmo.
A constatação fundamental do documento, ao longo do seu lançamento bianual desde 2000, é que a Humanidade está a exceder a capacidade natural do Planeta em produzir os recursos que exigimos diariamente e a uma escala global: ao longo dos tempos, temos reivindicado mais do que aquilo que o planeta consegue produzir. Algo que se tem agravados nos últimos anos perante o olhar ainda apático de muitos, mas conseguindo reunir as ajudas de outros tantos.

Do que trata o Relatório?
A pegada ecológica global excede actualmente a capacidade de regeneração do planeta em cerca de 30%. Se a procura sobre os recursos naturais do Planeta continuar a crescer a esta taxa, em 2030 seriam necessários dois planetas para manter o nosso estilo de vida.
De uma forma geral, o Relatório Planeta Vivo descreve as alterações ao estado de conservação da biodiversidade do Planeta. Este estudo de referência, executado pela WWF em colaboração com a Zoological Society of London e a Global Footprint Network, acompanha os indicadores de biodiversidade ao longo de várias décadas para que, através da análise dos dados do passado e da sua evolução no tempo, se possam antecipar as tendências do futuro.
Desta análise resultam dois cenários que mostram como as escolhas que fazemos podem levar:
ou a uma sociedade capaz de conviver e viver em harmonia com ecossistemas robustos;
  • ou a um colapso desses ecossistemas como resultado de uma perda permanente da biodiversidade e da capacidade do planeta em sustentar os seus moradores, que somos todos nós!
O relatório Planeta Vivo é construído com base em dois indicadores:



http://www.wwf.pt/

Sem comentários: