quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ambiente, Ciência e Cidadãos


O ambiente é actualmente uma das questões determinantes das sociedades contemporâneas. Os problemas ambientais, com efeito, condicionam, de um modo inultrapassável, o nosso presente e o nosso futuro. Surgem movimentos de cidadãos preocupados com o ambiente e a sua intervenção torna-se mais visível.
Mas estaremos nós conscientes do papel do ambiente no contexto da cidadania? Será relevante o destaque dado pelos meios de comunicação social às questões ambientais? Estará a ciência atenta à cobertura mediática das temáticas ambientais? Estarão o direito e as instituições a adaptar-se, atempadamente, ao evoluir dos novos desafios colocados pelo ambiente?
Focado na realidade portuguesa, este livro organiza-se em cinco partes: A necessi dade de os media contribuírem para a formação de cidadãos esclarecidos em ambiente, no contexto da ciência e da tecnologia; O percurso legal e institucional do ambiente; O ambiente como ciência nas páginas dos jornais; O lugar do ambiente nos estu dos sobre a ciência e a tecnologia na imprensa; A evolução do ambiente na esfera pública.
SOBRE OS AUTORES:
Rui Brito Fonseca. Licenciado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pela Universidade Lusófona. É também mestre em Ciências do Trabalho pelo ISCTE-IUL, onde frequenta o programa de doutoramento em sociologia. É, desde 2000, investigador no CIES/ISCTE-IUL, onde tem vindo a desenvolver trabalho sobre comunicação, media e compreensão pública da ciência. É ainda consultor em ambiente.
Lia Vasconcelos. Doutorada em Engenharia do Ambiente. Professora da Universidade Nova de Lisboa. Investiga novas formas de tomada de decisão e governância, em especial a conquista da esfera pública por novos actores. Coordenadora de projectos de investigação, ganhou em 2008 o «Galardão Gulbenkian/Oceanário de Lisboa: Governação Sustentável dos Oceanos» com o projectoMarGov - Governância Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas.É autora e co-autora de vários livros, destacando-se, em 2009: Cidadãos pelo Ambiente: Conservação da Natureza e Biodiversidade em Portugal eGovernância e Partipação na Gestão Territorial.
José Manuel Alho. Biólogo. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém e Professor convidado do Instituto Politécnico de Leiria. Desempenhou os cargos de Director de Áreas Protegidas, Director Regional das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo e Presidente do IPAMB – Instituto de Promoção Ambiental. Foi Vice-Presidente da Direcção Nacional da Quercus e Presidente da Direcção Nacional da Liga para a Protecção da Natureza.
Maria Adília Lopes. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É actualmente Secretária Executiva do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. Ao longo dos últimos 20 anos, exerceu funções de consultora jurídica na área do ambiente em órgãos e serviços da administração pública. Colaborou com Organizações não Governamentais de Ambiente e é autora de artigos e co-autora de publicações sobre direito de ambiente e participação pública.
Formato: 16cm x 23,50cm
ISBN: 978-989-680-010-9
Data de Publicação: Agosto de 2010
PVP: 13,90 euros

Sem comentários: