sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ciclo de Conferências FUTURO VERDE e outras notícias...

O Ciclo de conferências Futuro verde é uma iniciativa do ICNB com o apoio do BES, que tem como objectivo, alertar para a degradação dos ecossistemas e para a importância de um futuro que preserve a biodiversidade. Estas conferências são de entrada livre e realizam-se no edifício BES Art & Finança, Pç. Marquês de Pombal, 3A, em Lisboa durante 2010.Neste âmbito, foi organizado no dia 7 de Julho a conferência "BIODIVERSIDADE E GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS".



Drª Maria Santos e o  Vice Presidente do ICNB




Prémio BES Biodiversidade

O prémio, no valor de 75 000€ foi atribuído ao projecto do Grupo Lobo, tendo outros três projectos recebido menções honrosas - “Modo de Avaliação dos Serviços de Ecossistemas em Portugal”, “Florestas Marinhas de Algas Gigantes” e “Programa de Monitorização das Aves”.

Segundo o site da Naturlink o prémio BES Biodiversidade pretende distinguir iniciativas inovadoras no âmbito da investigação, Conservação e Gestão da Diversidade Biológica e resulta de uma parceria entre o BES e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto.
Em 2010, na 3ª edição do concurso, o vencedor foi o projecto “Conservar o Lobo em Portugal – Da teoria à prática”, do Grupo Lobo, instituição que há 25 trabalha para salvaguardar o futuro deste grande predador em Portugal e que já conseguiu estancar o seu declínio populacional em território nacional.
Para atingir os seus objectivos o Grupo Lobo actua em três frentes distintas mas complementares: implementação de medidas práticas de conservação da espécie (como é o caso da atribuição de cães de gado a pastores e a construção de vedações eléctricas), investigação (monitorização das populações e das ameaças à espécie) e educação ambiental (de que é exemplo a disponibilização do “Wolf kit” a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico).
O GRUPO LOBO colaborou na elaboração da Lei de Protecção ao Lobo Ibérico, Lei n.º 90/88 de 13 de Agosto, que lhe confere o estatuto de espécie estritamente protegida em Portugal, estando actualmente a colaborar na revisão do Decreto-lei n.º 139/90, de 27 de Abril, que regulamenta a sua aplicação. Esta lei foi apresentada pela então deputada dos Verdes, Maria Santos.
A Cerimónia de Entrega do Prémio BES Biodiversidade decorreu no dia 30 de Junho de 2010 no espaço BES Arte & Finança.



Dr.ª Maria Santos e Dr. Jorge Martins do BES

1 comentário:

Lilá(s) disse...

Um belissímo post de divulgação, parabéns.
Bjs