quinta-feira, 29 de julho de 2010

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O país continua a ficar aquém das metas da reciclagem o que quer dizer que muitos, mas mesmo muitos, ainda não fazem uma separação selectiva dos resíduos. Tal continua a ser uma preocupação e um desafio, mas acima de tudo uma urgência. Com efeito, urge que cada um de nós continue a fazer o que está ao seu alcance: separe os resíduos que produz em sua casa ou no trabalho.
Todos sabemos que em muitos locais de trabalho é  difícil fazer a separação, mas não é impossível, com boa vontade faremos a diferença!
Enquanto cidadãos, este é um assunto que ainda precisamos aperfeiçoar. Contudo, o grande desafio da humanidade é a REDUÇÃO de Resíduos.
Precisamos de mudar os nossos hábitos. O Planeta não consegue eliminar todos os resíduos que produzimos, é como estarmos sempre a comer sem darmos tempo para fazer a digestão; a determinada altura o nosso organismo adoece.
Devemos consumir alimentos a granel em vez dos embalados, comprar embalagens familiares, procurar produtos que usem menos embalagens. Enfim, reduzir a quantidade de resíduos.
A situação é de tal forma urgente que foi criada a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos como forma de sensibilizar e alertar as sociedades em geral e os cidadãos em particular para este problema.
A Lipor enquanto entidade Gestora de Resíduos desenvolve um louvável programa de Educação ambiental. Consulte a página e poderá encontrar muitos materiais e ideias sugestivas para separar, reciclar, reduzir...
A título de exemplo deixo o link para este Guia Prático dos Resíduos Domésticos Especiais
Com o esforço e responsabilidade de todos manteremos o planeta mais limpo, com mais espaço para a Biodiversidade!

Sem comentários: