sexta-feira, 10 de setembro de 2010

É uma sirene? É um ecoponto? Não… é o pastilhão!



Parece uma sirene, uma espécie de ecoponto… mas na verdade é um pastilhão.
Estamos a falar do Gumdrop, um reciclador de pastilhas inventado pela designer britânica Anna Bullus e que pode ser já visto nas ruas de Londres, Inglaterra, e Nova Jérsia, Estados Unidos, entre outras.
Segundo explica a edição de hoje da Sábado, Bullus passou oito meses a recolher pastilhas da rua e a observá-las em laboratório. Com os restos delas construiu os próprios recipientes cor-de-rosa da imagem. Em plástico.
“Lembrei-me de que [as pastilhas] são feitas de borracha e a borracha pode ser transformada em inúmeras coisas”, explicou Bullus, que tem apenas 25 anos e começou o projecto há dois.
Agora, as contas são fáceis de fazer. Os britânicos consomem sete mil toneladas de pastilhas elásticas por dia. Se 10% forem colocadas no Gumdrop, será possível construir um milhão de novos pastilhões.
Mas não é tudo. Um estudo recente encomendado pelo Governo britânico explicou que o as autoridades gastam anualmente 12 milhões de euros para limpar todas as pastilhas das ruas de Londres. Se pensarmos no que gastarão as autoridades para limpar todas as pastilhas das ruas britânicas teremos uma ideia da importância da inovação de Bullus no médio e longo prazo.
As pastilhas agora recicladas darão lugar a caixas de arrumação, brinquedos, móveis, bancos, mesas, botas e roupa.
A designer foi considerada pela Marie Claire uma das vinte mulheres capazes de mudar o mundo em 2010 e pela Management Today como uma das 35 mulheres com menos de 35 anos que estão a  “criar o futuro”. Nada mau.
Quando veremos um pastilhão nas ruas de uma qualquer cidade portuguesa?

4 comentários:

Lilá(s) disse...

Boa noticia!

trepadeira disse...

Esperamos ver em breve.
Bela ideia.Para cá deveria vir embrulhada num cheirinho de civismo.
Cordial abraço,
mário

biodivers©idade disse...

Lila
assim esperamos.

biodivers©idade disse...

Trepadeira,
estou esperançada