domingo, 26 de setembro de 2010

Jasmim-manga

Sabe o que é isto?
Será uma manga?
será um jasmim?
É um jasmim-manga!!!!!
Não conhecia? eu também não...
Nome Científico: Plumeria rubra
  • Sinonímia: Plumeria aurantia
  • Nome Popular: Jasmim-manga, frangipane, árvore-pagode, plumélia, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará, jasmim-de-caiena
  • Família: Apocynaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Tropical
  • Ciclo de Vida: Perene
  • Embora este site http://www.jardimdeflores.com.br/PAISAGISMO/A26arvoresdepequenoporte.htm diga que o "Jasmim-manga (Plumeria rubra) - de clima tropical, esta planta perde sua folhagem durante o inverno e parte da primavera, quando aparecem as belas flores muito perfumadas. Há variedades de cores com diversas nuances de branco, creme, rosa e vinho. O jasmim-manga não tolera geadas, nem solos encharcados e requer plena exposição ao sol. O solo indicado para o cultivo é o arenoso. Multiplica-se por estacas e apresenta crescimento bem lento, mas vale a pena pela sua beleza." ; a verdade é que o comprei como jasmim, sempre deu uma flor de jasmim com um cheirinho divinal e é um planta trepadeira que nunca perde a folhagem, nem mesmo durante o inverno. Apanha pouco sol, o seu crescimento foi muito rápido...
  • óleo de  jasmim-manga:
"Espécie: Plumeria rubra
Processo de Extracção: Solvente/base sólida
Nota de Perfume: Média / baixa
Descrição de Extracção: Extracção de flores.
Descrição do cheiro: Doce e delicadamente frutado. Aroma profundo, rico, floral.
Extraído das flores fragrantes, delicadas e brancas de Jasmim-Manga, usadas no cabelo no sul da Índia. Uma flor realmente romântica.
Usado em alta perfumaria de classe. Este óleo rico, impetuoso, exótico é dotado de qualidades expansivas profundas que estimulam uma resposta sensual, quase provocadora.
Pensa-se que estimula a paz interior e a harmonia que nos guia para honrar o sagrado na intimidade. A natureza do Jasmim-Manga deve lembrar-nos a beleza da viagem infinita da nossa alma.
Magia e Erudição: o Jasmim-Manga é conhecido como a Árvore da Vida na Índia. Um ramo da árvore, mesmo cortado, continuará florindo, como representando a ligação das nossas almas ao Divino. O Jasmim-Manga era a flor favorita de Lord Krishna.
(Esta substância é um material de perfumaria de alta qualidade mais do que um óleo de aromaterapia)."


Se houver por aqui algum biólogo que possa dar mais informações, agradece-se.
Nada como a biodiversidade..

8 comentários:

biodivers©idade disse...

Comentário deixado na página do FB:
Olá! Obrigado pelas suas fotos, informação e toque no meu mural. Trata-se de facto de uma planta muito bonita. Não sou conhecedor, mas não creio que a planta e os frutos retratados nas suas fotos sejam de Jasmim-manga (Plumeria rubra), dado... que os frutos desta última planta são alongados, com aspecto de vagem. Poderá aceder a informação sobre a Plumeria rubra e a uma foto de um seu fruto aqui:
http://gislab.fiu.edu/treesofMiami/trees/sp_pages/Plumeria_rubra.html
Os meus conhecimentos de botânica são limitados e mais ainda de espécies exóticas, pelo que sugiro uma consulta a um(a) colega botânico, como o @Jorge Capelo ou o @Pedro Bingre.
Um abraço

biodivers©idade disse...

Rui Borralho Poderá aceder aqui a uma outra página que inclui informação sobre o Jasmim-manga (Plumeria rubra) e inclui uma foto de ramos com frutos, que aponta também para que não seja essa a espécie ilustrada pelas suas fotos:
http://singaporeplants.blogspot.com/2008/11/plumeria-rubra.html

biodivers©idade disse...

Maria Duarte:
Realmente é fenomenal o que todos os dias descobrimos!!!Eu, que ando sempre a tentar descobrir e a experimentar sementeiras de frutos exóticos que compro, desconhecia completamente este...onde poderei adquirir um pé ou semente ou lá como se reproduza? Jasmins, tenho vários mas de fruto???com franqueza, adoraria!!!

Unknown disse...

è o fruto do jasmim manga, não é comestível pois é toxico quando maduros sementes novas só oq sei não sou bióloga mais estudo biologia.

QUINTAL PAISAGISMO disse...

Esse planta da foto postado aqui si trata do Jasmim de Madagascar e não Jasmim Manga como foi postado aqui .

Unknown disse...

Eu tenho essa planta e tbm deu esse fruto mais conheço como Jasmim de Madagáscar

Sinisilva19@gmail.com disse...

Eu tenho também é da esse fruto , tbm conheço como jasmim de Madagascar.

Unknown disse...

Jasmim de Madagascar