quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Plantas aromáticas

As plantas aromáticas dão um sabor especial aos alimentos e desde sempre fazem parte da nossa culinária. Algumas combinações são fabulosas: tomilho e alecrim; manjerona e alecrim; manjericão e tomate...
Para um melhor sabor, as ervas aromáticas devem ser usadas frescas. Contudo, existem algumas excepções: os orégãos e os poejos.
Hoje em dia retomou-se o uso das plantas aromáticas na culinária e estas podem ser encontradas à venda em muitas superfícies comerciais.
Porém, é muito fácil plantá-las em casa em pequenos vasos e assim estarão sempre à mão.
Eis algumas das plantas aromáticas que fazem parte da nossa culinária.
Salsa; Tomilho; Coentros; Salva; Folhas de louro; Alecrim; Verbena; Cebolinho; Estragão; Manjerona; Hortelã; Manjericão; Orégãos; Poejos; Hortelã da Ribeira; Menta...
Existe uma diferença entre plantas aromáticas e medicinais. Antes de as usar procure informar-se sobre as suas propriedades.
"A utilização de plantas aromáticas, medicinais e condimentares é parte integrante da cultura portuguesa, possibilitando variadissímas formas de utilizações e usos. Saberes como formas de extracção, preparação e conservação, ou ainda como reproduzir e cultivar as plantas envolvidas, como e quando utilizar determinadas plantas, que partes das plantas utilizar, etc, são informações que fazem parte do património cultural da humanidade.Neste sentido, é necessário que se tomem como referência dois elementos fundamentais - conhecer e utilizar. (...)Plantas aromáticas são aquelas que possuem aroma e/ou perfume, capaz de sensibilizar o nosso olfacto de modo agradável. A percepção dos aromas depende da sensibilidade de cada pessoa: umas são mais sensíveis, podendo até desenvolver alergias, e outras menos sensíveis, desfrutam simplesmente do prazer de sentir o aroma das plantas.
Plantas medicinais são aquelas cujo princípio activo é capaz de aliviar ou curar enfermidades ou doenças. A utilização das plantas medicinais data de épocas muito antigas, quando o homem procurava na natureza plantas que lhe curassem ou aliviassem dores ou mau-estar. Este processo, vulgarmente conhecido - por tentativa e erro, permitiu que o homem descobrisse a cura através das plantas, passando este conhecimento para as gerações posteriores. Desta forma herdamos este tipo de conhecimento, dos nossos antepassados.
Plantas condimentares são utilizadas no tempero para realçar o sabor e o aspecto dos alimentos. Muitas vezes os condimentos podem ser usados como conservantes.
É interessante perceber, que muitas plantas apresentam as três propriedades citadas, ou seja são simultaneamente: aromáticas, medicinais e condimentares. O interesse pelas plantas aromáticas, medicinais e condimentares ressurgiu apenas nos últimos anos, à medida que a ciência tem vindo a comprovar os seus efeitos benéficos."
Actualmente existe uma grande oferta de cursos e workshops sobre plantas aromáticas. Se pretender saber mais, consulte:

1 comentário:

Lilá(s) disse...

Sou grande apreciadora das plantas aromáticas, este ano acrescentei á coleção oregãos que trouxe do campo e para minha admiração deram-se muito bem no quintal!